O nome vem do povo Rus’, escandinavos que viajaram ao sul e, com o tempo, se misturaram aos eslavos. Comandaram terras do Mar Branco ao Mar Negro até a invasão mongol no século 13.
Rússia = Remadores
O nome vem dos francos, povo germânico que tomou o território dos romanos no século 5. “Franco” significa “coragem” e passou a designar homens livres, em contraste com servos ou escravos.
França = Terra dos Ferozes
"England" vem dos anglos, povo que migrou de Anglia (entre Alemanha e Dinamarca), onde angh ("estreito") refere-se aos canais locais.
Coincidentemente, a nova terra também é separada pelo Canal da Mancha.
Inglaterra = Canal Estreito
O nome Hispania pode ter origem fenícia: "I-saphan-im" ("costa dos coelhos") ou "sphan" ("norte"), já que a Espanha ficava ao norte de Cartago, antiga cidade fenícia na atual Tunísia.
Espanha = Terra dos Coelhos
Deutschland, nome dado ao país pelos alemães, deriva do alemão arcaico diutisciu (do povo) combinado com o sufixo land (terra).
Alemanha = Nossa Terra
Origina-se da raiz den, termo proto-indoeuropeu , que significa "terra plana". Combinada com mǫrk, que se traduz como "floresta fronteiriça".
Dinamarca = Floresta Plana
O nome em sueco é Sverige: rige significa "reino" e Svear refere-se ao povo. A raiz proto-indoeuropeia suo ou swe significa “os parentes de alguém” — ou seja, família.
Suécia = Reino da Família
A raiz Schwyz deriva de suedan (alemão arcaico) ou sveit (celta), que significa “queimar,” referindo-se ao desmatamento feito pelos primeiros habitantes para criar áreas de cultivo.